Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Microrregional da ASA Seridó realizará encontro na próxima terça-feira

A Microrregional Seridó da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) estará realizando no dia 04 de fevereiro, do ano corrente (terça-feira), no Centro Pastoral Dom Wagner em Caicó, das 8h às 12h a sua primeira reunião do ano de 2014. 

A reunião, que contará com representante dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (FETARN), Sindicatos dos Agricultores Familiares (FETRAF-RN), associações Comunitárias Rurais e organizações da sociedade civil, que trabalha com homens e mulheres do campo tem como objetivo, refletir o processo de avaliação das atividades realizadas em 2013 e  fazer um planejamento de ações para o ano de 2014.

Missa em homenagem ao saudoso, Jean Carlos, será celebrada na próxima segunda-feira



Os familiares do saudoso, Jean Carlos, que coordenava o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), e faleceu no último dia 27, em Recife/PE,  convidam a todos os colegas e amigos para participarem da missa de 7ª dia que acontecerá dia 03.01-próxima segunda-feira, às 16h00, na igreja matriz de São Sebastião, em Jucurutu/RN, cidade onde nasceu e igreja que foi coroinha. 
 
Será um momento de homenagem, celebração e orações pela vida e morte do mestre Jean, com o sentimento  de manter vivo em nossas mentes e corações a missão que ele assumiu e seu exemplo ser luz a nos inspirar pra que possamos continuar  a luta por um semiárido com justiça, igualdade e sustentabilidade..

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Seapac realizará reuniões de sensibilização do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)

O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), estará realizando nos dias 28 e 29 (01), reuniões de sensibilização do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), para implementação de tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos. 

As reuniões acontecerão no dia 28, às 08: 30 h, na sede do STTR de Caicó e às 14 hs na sede do STTR de São João do Sabugi. No dia 29 a equipe estará no município de São Vicente a partir das 08:30 hs, também na sede do STTR.

O contrato, que beneficiará 320 famílias, nos municípios de São João do Sabugi, Caicó e São Vicente,  faz parte da parceria inédita com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão construídas 320 infraestruturas hídricas para produção de alimentos sendo: 144 cisternas-calçadão, 144 cisternas enxurradas e 32 barreiros-tricheira . 

Tapiocaria Serrana: Cultura e Resistência no Semiárido Potiguar




Na comunidade Baixa Verde, município de Cerro Corá, no Rio Grande do Norte moram Francinaldo Avelino Barbosa, sua esposa Josefa Sandra e seus dois filhos, onde produzem Tapioca,  recheada com diversos sabores: manteiga, leite de coco, presunto, carne de sol, galinha caipira e leite condensado,e com isso tiram o sustento de sua família.

Francinaldo também é beneficiário de uma Cisterna- Calçadão, conquistada a partir do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), implementada pelo SEAPAC e com patrocínio da Petrobrás. A cisterna possibilita a família armazenar água e, com isso, cultivar acerola, mamão, goiaba, pinha, maracujá, além de plantar hortaliças, o que ajuda na alimentação e na melhoria da qualidade de vida.

Para conhecer um pouco mais da história de Galego da Tapioca, como é chamado pelos mais próximos,  clique Aqui .

Faleceu o potiguar Jean Carlos de Andrade, coordenador do P1MC

 

Faleceu na madrugada de hoje (27), às 02 horas da manhã, em Recife/PE, o coordenador do P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas), Jean Carlos de Andrade Medeiros.

Nascido em Jucurutu, semiárido potiguar, há 06 (seis) anos, Jean Carlos fazia parte da Articulação Semiárido Brasileiro.  Todos que puderam conviver com ele, relatam a paciência, o respeito e a seriedade com que conduzia o seu trabalho na luta em favor do povo do semiárido.

" Jean Carlos costumava dizer que no P1MC nossas metas são na verdade uma Missão: Contribuir na construção da dignidade do sertanejo do nosso Semiárido. A nós, que ficamos sós, nos resta seguir com essa Missão, fiéis aos aprendizados que Jean nos deixou. Missão essa que não abandonou nem em seu último dia de luta pela sua própria vida. Jean Carlos presente! Na luta do povo, no coração da gente!", escreveu Rafael Neves, assessor da ASA.

Nós que fazemos o SEAPAC, estamos unidos em orações com os familiares e todos que como nós, puderam conviver, colaborar e aprender com a bela caminhada dele entre nós. Descanse em paz companheiro!


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Concurso de fotografia: Imagens da agricultura familiar camponesa ao redor do mundo



A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura declarou que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. E a AIAF, destacará os múltiplos papéis positivos que a Agricultura Familiar desempenha para as sociedades contemporâneas. Além de ser responsável pela produção de 80% dos alimentos no mundo, conserva ecossistemas e a biodiversidade, produz e reproduz culturas rurais, gera trabalho digno e riquezas sociais que são distribuídas de forma equitativa na sociedade. 

Lançando mão de expressões visuais visando obter maior reconhecimento e apoio para a Agricultura Familiar Camponesa, o AIAF - 2014, abriu o Concurso de Fotografia do AIAF-2014 . O Concurso Internacional de Fotografi­a AIAF-2014 convida os participantes a submeter fotografi­as que representem o lema da campanha Agricultura Familiar: alimentar o mundo, cuidar do planeta. As imagens inscritas no concurso deverão transmitir a força, o potencial e os desafios da agricultura camponesa, em toda sua diversidade e nos mais variados contextos socioambientais.

Um júri formado por Angèle Etoundi, Bernward Geier, S. Jayaraj, Tomás Munita, Deo Sumaj e Jun Virola selecionará as imagens vencedoras. O prazo para o recebimento de fotografias termina no dia 1º de maio de 2014. Mas agradecemos o envio de fotos com antecedência. O anúncio das imagens vencedoras será feito em outubro de 2014.

O Concurso de Fotografia é uma iniciativa da Rede AgriCulturas e do Fórum Rural Mundial, contando com a colaboração da Associação de Agricultores da Ásia (Asian Farmers Association), da Coordenação Latino-Americana de Organizações do Campo (CLOC)/Via Campesina e da Rede Mais e Melhor (The More and Better Network).

Para saber mais e enviar sua fotografia, acesse:  www.agriculturesnetwork.org/photocompetition
 

Seapac assina contrato para construção de tecnologias sociais no Seridó

O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - SEAPAC, assinou contrato com a Associação Programa Um milhão de Cisternas-AP1MC, para execução do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido - Uma Terra e Duas Águas (P1+2) através da implementação de tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos. O contrato faz parte da parceria inédita com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 


Serão construídas 320 infraestruturas hídricas para produção de alimentos sendo: 144 cisternas-calçadão, 144 cisternas enxurradas e 32 barreiros-tricheira, nos municipios de São João do Sabugi, Caicó e São Vicente. As famílias selecionadas, deverão está  inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e também estarem entre as que já têm acesso à água para consumo próprio (Cisternas de 16 mil litros "Primeira água") . A “segunda água” será destinada à criação de animais e à irrigação para o cultivo de frutas e hortaliças.

O acesso à água para produção é parte integrante do esforço de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e compõe o programa Água para Todos. Além do acesso à água, o programa inclui ainda ações para a capacitação técnica dos agricultores familiares, troca de experiências e acompanhamento da execução dos projetos.

ASA e BNDES assinam contrato para ações estruturadoras no Semiárido

A Articulação Semiárido Brasileiro inicia 2014 - o Ano Internacional da Agricultura Familiar (instituído pela FAO) - celebrando uma parceria inédita com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a implantação de ações voltadas para a promoção e o fortalecimento desse modelo de produção no Semiárido, por um período de cinco anos. 
As ações serão desenvolvidas através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA. Serão construídas 8 mil infraestruturas hídricas para produção de alimentos sendo: 3.600 cisternas-calçadão, 3.600 cisternas-enxurradas, 775 barreiros-trincheira e 25 barragens subterrâneas, no prazo de 11 meses. Outra ação estratégica do projeto é o apoio à estruturação de casas de sementes crioulas, aquelas produzidas pelas famílias agricultoras ao longo de gerações e que são adaptadas ao clima da região.
Segundo o coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista, o grande diferencial dessa parceria é a possibilidade de trabalhar outras dimensões da convivência com o Semiárido, para além das tecnologias, e em longo prazo. “Não temos nenhuma parceria nessa linha”, afirma Naidison. Ele também destacou o compromisso da ASA com o BNDES para que as atividades sejam cumpridas dentro dos prazos, de forma correta e com qualidade. 

Para o chefe do Departamento Regional do BNDES no Nordeste, Paulo Ferraz Guimarães, a capilaridade e a experiência da ASA são fatores positivos para a realização da parceria.  “A ASA tem capacidade de chegar no Semiárido”, disse. Ele destacou ainda o caráter estruturador do projeto, com possibilidades de apoiar, por exemplo, a estruturação do sistema de produção das famílias, atividades de economia solidária, entre outras coisas. 

As oito mil tecnologias que serão construídas nesse contrato integram a meta de 60 mil tecnologias da segunda água proposta pela presidente Dilma, através do Programa Água para Todos. Desse total, 20 mil também estão sendo construídas pela ASA, através de um contrato de patrocínio com a Petrobras. 


Resultados - Desde que surgiu, em 2007, até janeiro de 2014, o P1+2 já construiu 22.568 mil cisternas-calçadão, 6.351 cisternas-enxurrada, 963 barragens subterrâneas,  826 tanques de pedra,  502 bombas d’água popular (BAPs), 5.929 barreiros-trincheira e 1.813 barraginhas.