Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SEAPAC discute e planeja ações para o ano de 2014

Equipe Estadual e membros dos Núcleos do SEAPAC(foto: José Bezerra)
A equipe estadual do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) realiza encontro com os nucleos de Natral, Mossoró e Caicó, no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II, desde ontem, dia 27, e prossegue hoje pela manhã, dia 28 de fevereiro. Está em pauta o Plano Operacional Anual de 2014 (POA), do SEAPAC. Estão sendo vistos os pontos propostos para 2013, quantificando os que foram executados, e os que serão realizados neste ano de 2014. Um dos objetivos é constatar os resultados de 2013 e planejar as ações para este ano. Dentre os pontos em discussão, está a agroecologia, como uma ação permanente junto às comunidades, inclusive visando idenrificar os saberes agroecológicos já em prática nas comunidades.

Estão presentes: o coordenador estadual da Equipe, Francisco Teixeira, e os demais membros: José Procópio, Damião Santos, Verônica Barros, Francileuza Galdino e José Bezerra (Equipe Estadual); Carlos Georg e Fabrício Edino (Núcleo de Mossoró); Jailma Oliveira e Marilene Moura (Núcleo de Natal); e José Carlos, Diana Mariz e Francineide Santos (Núcleo de Cacó).

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Fórum Microrregional do Trairi define atividades



Legenda da foto: participantes do Fórum/Crédito da foto: José Bezerra
O Fórum da Microrregião do Trairi, sob a coordenação de José Paulo de Oliveira, se reuniu na quarta-feira, dia 26 de fevereiro (manhã e tarde), em Santa Cruz, com três assuntos em pauta: planejamento do Fórum da Microrregião para este ano, definição dos municípios para firmar o novo termo de parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e organização das atividades do Dia Internacional da Mulher. 

Estavam presentes 19 mulheres e homens, representantes de associações de 9 dos 16 municípios da microrregião e delegados de ASA, no Fórum, além de três representantes do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). Os participantes definiram vários municípios para firmar o termo com o MDS, visando a execução de ações do Programa P1+2 (Uma Terra e Duas Águas) e as atividades e responsabilidades do Fórum, para este ano. 

Nas discussões sobre as comemorações do Dia Internacional da Mulher, foi discutida a proposta de realizar o Grupo de Trabalho da Mulher (GT), visando debater questões como a violência contra a mulher e políticas públicas do governo para o gênero. O grupo constatou que existem atividades, já tradicionais, em alguns municípios, como em Jaçanã, Monte das Gameleiras e Coronel Ezequiel, todas realizadas no Dia Inernacional da Mulher (8 de março). Diante disso, foi aprovada a proposta de realizar o GT no dia 26 de março, em Santa Cruz, com a presença de mulheres dos municípios da microrregião Trairi. Cada representante de município se encarregará de levar, pelo menos, 10 mulheres cidade para participar do GT. A organização do GT ficou sob a responsabilidade de uma comissão, definida na ocasião.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Famílias de Itapipoca-CE visitam experiências em Cerro Corá-RN



Famílias de Itapipoca conhecendo a experiência da Barragem Subterrânea  
Uma atividade de intercâmbio interestadual entre o SEAPAC e o CETRA (Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador, de Itapipoca-CE) aconteceu nas comunidades de Pedra Preta, onde foi construída a barragem subterrânea, e na comunidade Baixa Verde (onde tem uma cisterna calçadão), ambas no município de Cerro Corá-RN. 

Famílias acompanhadas pelo CETRA, de Itapipoca-CE, foram conhecer as experiências da Barragem Subterrânea, das cisternas e barreiros (em Serra Preta) e da tapiocaria de Francinaldo Avelino Barbosa e Josefa Sandra, na comunidade Baixa Verde, ambas em Cerro Corá-RN, acompanhadas pelo SEAPAC. A visita de intercâmbio tem o objetivo  intercambiar conhecimentos e experiências entre as famílias dos dois Estados, acompanhadas pelas duas instituições. Na foto, as famílias de Itapipoca conhecendo a experiência da Barragem Subterrânea

Crédito foto: José Carlos Martins

Barragem subterrânea gera produção de alimentos



A comunidade Serra Preta, que fica localizada no município de Cerro Corá-RN, recebeu, no último dia 19 de fevereiro, a visita de técnicos do SEAPAC para sistematização de experiência da família de Teresinha Moura e Edmilson Vicente. Dona Terezinha, possui uma barragem subterrânea,conquistada a partir do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), implementada pelo SEAPAC e com patrocínio da Petrobras. 

A água que fica represada no subsolo, garante que a família de Dona Terezinha possa produzir alimentos para garantir a soberania e a segurança alimentar de sua família.
Além disso a mesma já possui a primeira água (cisterna pequena), que usa para captar água para beber e cozinhar. Ao todo, o SEAPAC acompanha 13 famílias, na comunidade Serra Preta, onde as mesmas receberam capacitação de gestão de água para produção de alimentos (GAPA) e sistema simplificado de manejo de água para produção (SSMA), através das implementações de 12 barreiros-tricheira.


dona Teresinha Moura, nos canteiros de hortaliças na barragem
Crédito da foto: José Carlos Martins

SEAPAC realiza reunião com os núcleos em Natal



Os núcleos do SEAPAC (de Natal, Mossoró e Caicó) se reunirão nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Natal, para a construção do Plano Operacional Anual (POA 2014), definição da data da Assembleia Anual, organizar a visita que duas representantes de MISEREOR farão ao SEAPAC e definir detalhes para elaboração do relatório das atividades de 2013.
Recentemente, houve reunião de representantes da coordenação estadual com os núcleos, em Mossoró, Caicó e Natal, em que foi feito um levantamento das atividades visando a elaboração do relatório de resultados. O encontro das representantes de MISEREOR com o SEAPAC será no dia 27 de março e terá dois momentos: o primeiro, é uma visita a uma comunidade rural, onde há projetos e trabalhos realizados acompanhados pelo SEAPAC, e outro com a coordenação estadual.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Representantes do SEAPAC participam de fóruns na Região do Trairi


A agrônoma Marilene Moura e a técnica Jailma Oliveira, do Núcleo do SEAPAC de Natal, participarão dos fóruns de associações de Campo Redondo e São Bento do Trairi, nesta terça-feira, dia 25. Pela manhã, será em Campo Redondo e, à tarde, em São Bento. O objetivo dos fóruns é definir a participação das associações no Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, de cada um dos dois municípios. A presença de representantes do SEAPAC nos fóruns municipais e microrregionais faz parte da missão da entidade, visando “contribuir no efetivo acesso da população mais carente às políticas públicas”.