Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de setembro de 2014

GT da Agrobiodiversidade faz visita de intercâmbio à Paraíba

Visita de campo (foto: Adriano Oliveira)
O grupo temático de Agrobiodiversidade, da Articulação Semiárido do Rio Grande do Norte (ASA Potiguar), coordenado pelo agrônomo José Procópio de Lucena, participou de Encontro de Intercâmbio interestadual, dias 25 e 26 de setembro, nos municípios de Campina Grande e Casserengue, na Paraíba. O Grupo Temático tem por finalidade dialogar com as temáticas das mudanças climáticas, desertificação, biodiversidade, agroecologia, matas ciliares, matriz energética, sementes crioulas, estoque de alimentos humano e animal e água para a produção de alimentos, agrofloresta, entre outros, na perspectiva de fortalecimento da agricultura familiar.
O intercâmbio retoma as atividades do grupo temático. Um dos principais fatores dessa retomada foi o Projeto de Revitalização e Cultura da Palma Forrageira no Semiárido. Os participantes do encontro visitaram o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), onde conversaram com os dirigentes da instituição e discutiram aspectos como o fortalecimento da proposta da palma forrageira como cultura nobre e importante para a economia; produção e repasse de “raquetes” (mudas) da palma para produtores; aumento da segurança forrageira dos rebanhos e identificação de variedades mais produtivas e adaptadas às condições edofoclimáticas de cada região.
Para o diretor INSA, Ignacio Salcedo, “é possível construir um semiárido melhor, através da união dos produtores, dos agricultores e de todas as pessoas que estão trabalhando com a terra”. O professor Daniel Duarte, do INSA, destacou a importância de procurar formas de convivência com o semiárido. “A maioria das políticas que vieram para o semiárido tinham o objetivo de mudar o clima. Por isso, não foram exitosas, porque não podemos mudar o clima; devemos mudar as pessoas do semiárido”, afirmou. A discussão foi extremamente rica e trouxe para o debate elementos importantes que a ASA Potiguar poderá usar na reflexão e base para o êxito da execução dos objetivos do GT.
Além da abordagem sobre a palma forrageira, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns guardiões e guardiãs de sementes crioulas, na comunidade de Curimataú-PB. As sementes crioulas fazem parte do patrimônio de diversos povos, mas essa prática de conservação raramente é conhecida e reconhecida pelos gestores públicos. A experiência positiva da Paraíba poderá servir de exemplo para o Rio Grande do Norte. Além da Palma, o GT de Agrobiodiversidade viu a necessidade também de discutir o tema sementes, tendo em vista que o Rio Grande do Norte, comparado a outros estados, ainda não está totalmente articulado em relação a essa temática.
Colaboração: Adriano Oliveira – Comunicador Popular
Centro Padre Pedro Neefs

Comunidade Quilombola conquista reconhecimento e o título das terras

Solenidade de entrega do título (foto: Aluísio Dutra)
A Comunidade Negra Jatobá, situada no município de Patu-RN, conquistou o título da terra, depois de uma luta de 11 anos. É a primeira comunidade Quilombola do Rio Grande do Norte que conquista o reconhecimento e o título das terras do território, no qual vivem cerca de 30 famílias. “Há cerca de outras 20 comunidades que estão lutando por isso”, afirma o agrônomo Fabrício Edino, do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), núcleo de Mossoró, que acompanhou o processo.
Para Fabrício, “isso representa autonomia e liberdade para essas famílias, dentro do próprio território, e a autoafirmação como comunidade Quilombola”. A partir de agora, as famílias são oficialmente reconhecidas como comunidade Quilombola e com o território demarcado. “Isso é um marco histórico no Rio Grande do Norte e abre o caminho para que as outras comunidades possam também conquistar a autonomia de que necessitam”, afirma Fabrício Edino.

SEAPAC inaugura implementações de tecnologias sociais em Caicó

Cisterna-calçadão, uma das tecnologias a serem inauguradas
na comunidade Barra da Espingarda (Foto: José Bezerra)
O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) realizará celebração em ação de graças pela conquista de 109 implementações de tecnologias sociais da segunda água (P1+2), no município de Caicó, por parte de igual número de famílias. A celebração ocorrerá no dia 09 de outubro, às 19 horas, na capela de Nossa Senhora da Conceição, da comunidade rural Barra da Espingarda, Município de Caicó-RN, presidida pelo Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos e concelebrada pelo Vigário Episcopal para as Pastorais Sociais, Pe. Ivanoff da Costa Pereira.
Depois da celebração, haverá a bênção das implementações e momento social, com pronunciamento das autoridades presentes. Prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e a população em geral estão sendo convidados para a celebração. Depois do pronunciamento das autoridades, haverá momento festivo, com partilha de alimentos e forró pé-de-serra, animado pelo sanfoneiro Rodolfo Lopes.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Produtor da região do Mato Grande alia criação de peixes ao cultivo de fruteiras

Experiência foi apresentada durante VII Encontro da Agricultura Familiar, promovido pelo Sebrae-RN em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.


Por Agência Sebrae

Ações de suporte à agricultura familiar, como assistência técnica e uma maior facilidade de acesso ao crédito, estão promovendo mudanças no âmbito da agricultura familiar. As experiências exitosas se multiplicam nas diversas regiões do Rio Grande do Norte. É o caso de agricultores familiares da região Mato Grande do estado, apresentado no VII Encontro da Agricultura Familiar, promovido pelo Sebrae-RN em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na sexta-feira (26), no Hotel Villa Oeste, em Mossoró. O evento integrou a programação da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit).
A palestra “Produção consociada de peixe com fruteiras”, ministrada pelo produtor Sebastião Nunes, da Comunidade Bebida Velha, em Pureza, mostra a experiência com a criação de tilápias com o reaproveitamento da água dos tanques escavados para o cultivo de diversas variedades de árvores frutíferas.
“Nós começamos o projeto de tanque escavado, em parceria com a UFRN em 2008, mas só em 2012 iniciamos a produção consociada. Com o processo de decantação da água utilizada nos tanques, conseguimos usar a mesma água para manter um pomar e ter mais uma renda com a produção de frutas. Estou muito contente com os resultados”, explica.
Por meio do processo de fertirrigação são produzidas frutas como a bananeira, acerola, mangaba, além de macaxeira e diversas hortaliças.
O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, acredita que este modelo de negócio é uma importante alternativa de viabilizar e promover melhorias a pequenos agricultores familiares do estado. “É ótimo que exemplos como estes sejam apresentados junto a tantos agricultores familiares para que seja multiplicado. São alternativas como esta que podem promover mais melhorias, e que apoiamos por entender a importância”, pontua.
O VII Encontro da Agricultura Familiar mobilizou centenas de pequenos produtores familiares de diversas regiões do estado. O evento debateu temas como uso da palma forrageira para alimentação animal e as compras governamentais na agricultura familiar.

Fonte: http://portalnoar.com/

O momento da agroecologia é agora

Ganha força movimento que defende inclusão de princípios ecológicos e sociopolíticos na agricultura.

Por Genevieve Lavoie Mathieu
Especialistas defendem fortalecimento da agricultura familiar

“É hora de um novo modelo agrícola, que garanta a produção de comida de qualidade suficiente onde mais se necessitar, que conserve a natureza e que preste serviços ao ecossistema de relevância local e mundial”. Em poucas palavras, é a hora da agroecologia.
Pablo Tittonell, da Universidade de Washington, um dos principais centros educacionais do mundo na área das ciências agrícolas, pronunciou essas palavras no Simpósio Internacional de Agroecologia para a Segurança Alimentar e a Nutrição, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O simpósio aconteceu na sede da ONU, em Roma, nos dias 18 e 19 deste mês, e reuniu especialistas de diversas origens, entre eles cientistas, acadêmicos, dirigentes políticos e agricultores.
Em carta aberta antes da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que aconteceu no dia 23 em Nova York, cerca de 70 cientistas e especialistas disseram que nesta época de mudança climática, insegurança alimentar e pobreza, “a agroecologia, especialmente quando se combina com os princípios da soberania e da justiça alimentar, oferece oportunidades para abordar todos esses problemas”.
“O simpósio da FAO contribui para reforçar o impulso pela agroecologia”, disse à IPS o agroeconomista Gaëtan Vanloqueren, um dos oradores presentes em Roma. A agroecologia inclui um conjunto de práticas, como a diversificação das espécies e dos recursos genéticos e a reciclagem de nutrientes e matéria orgânica, explicou.
Mas, também é mais do que o estudo cientifico da ecologia aplicado à agricultura, já que inclui princípios socioeconômicos e políticos que questionam a base do atual sistema agrícola dominante, afirmou Vanloqueren. A partir de 2008 se revitalizou o debate sobre os modelos agrícolas e o sistema de alimentos em geral, mas o simpósio deste mês foi o esforço mais importante feito pela FAO nesse sentido, acrescentou.
Vanloqueren, que foi assessor do ex-relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter, tem uma visão positiva do interesse que demonstraram recentemente várias organizações da Europa e de outras regiões no diálogo, na pesquisa e no fomento da agroecologia. “Mas existe o perigo de que se converta no novo desenvolvimento sustentável, a nova palavra da moda e termo curinga que pode significar qualquer coisa”, alertou.
“Continua havendo uma grande incompreensão relacionada com a agroecologia”, pontuou Luca Chinotti, assessor da campanha Crece, da Oxfam. “Muita gente pensa que a agricultura orgânica é o mesmo que agroecologia e diferentes pessoas utilizam o termo agricultura sustentável com sentidos muito diferentes”, explicou à IPS.
Por exemplo, a expressão "agricultura sustentável" é utilizada tanto pela Monsanto, a transnacional norte-americana de produtos agroquímicos e biotecnológicos, quanto pelo Greenpeace, a organização ecologista que combate o uso das sementes modificadas geneticamente. É preciso trabalhar muito para informar as pessoas o que é, na verdade, a agroecologia, acrescentou Chinotti.
“Não se deve ver a agroecologia como um modelo ou um pacote tecnológico que pode ser replicado em qualquer lugar a qualquer momento. Há pouquíssimas práticas que podem ser aplicadas a uma grande quantidade de situações”, pontuou Celso Marcatto, técnico em agricultura sustentável da ActionAid International, organização de desenvolvimento internacional com sede na Grã-Bretanha. Por este motivo, a agroecologia “tem mais a ver com a introdução de novas formas de pensar do que com a distribuição de soluções pré-definidas”, acrescentou.
A agroecologia é uma forma distinta de ver o sistema de alimentos, já que se ocupa de questões relacionadas com os que têm acesso aos recursos e aos processos que determinam esse processo. Por isso também é considerada um movimento social.
“Os princípios da autonomia, a importância da combinação do saber tradicional e o conhecimento econômico, a elaboração conjunta de soluções por parte de organizações camponesas, pesquisadores e cidadãos são fundamentais para definir a agroecologia e são a base do que distingue o movimento da chamada intensificação ecológica sustentável”, disse Vanloqueren. No centro da agroecologia está o “papel dos agricultores, que é necessário para estender a todos os cantos o sistema agrícola”, recomendou.
A agroecologia também tem a ver com substituir insumos por conhecimentos e pelo fomento da autonomia pelo saber e pela independência dos mercados internacionais, acrescentou Vanloqueren. Finalmente, a agroecologia trata da igualdade social e da democracia, ressaltou. Porém, continua havendo muitos obstáculos para convencer os dirigentes políticos e os doadores a defenderem e promoverem a adoção da agroecologia.
Quentin Delachapelle, um agricultor francês e vice-presidente da Federação Nacional de Centros de Iniciativas para Valorizar a Agricultura e o Meio Rural da França, disse no simpósio da FAO que um dos principais obstáculos para a adoção da agroecologia é que se baseia em uma visão de longo prazo. “Lamentavelmente, as atuais políticas públicas e de mercado se baseiam unicamente em uma perspectiva de curto prazo”, afirmou.

Envolverde/IPS, 26-09-2014.

Fonte: http://www.domtotal.com.br/noticias/

Site (http://www.politicos.org.br/) apresenta o raking dos candidatos aos diversos cargos

O site http://www.politicos.org.br/ apresenta um ranking de todos os candidatos que disputam as eleições, no Brasil, em 2014. Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, o ranking geral, apresenta Araken no 14º; Robério Paulino no 38º; Simone Dutra no 93º; Henrique no 128º e Robison no 134º lugar. Veja a matéria completa no site: http://www.politicos.org.br/


Secretaria de Saúde se prepara para o Dia D de vacinação antirrábica em Caicó

A Secretaria de Saúde de Caicó está nos preparativos para o dia D de vacinação antirrábica no Município. Na zonal rural a vacinação já iniciou e deve prosseguir até o final do mês de outubro e na zona urbana a secretaria está organizando os postos de vacinação que vão ter o dia 18 de outubro como dia principal. “Na zona rural nós já começamos a vacinação, pois é necessário passarmos de casa em casa. Já na zona urbana nós fazemos uma convocação para que a população conduza os animais para os postos de vacinação no próximo dia 18″, disse Gustavo Solano, médico responsável pelo Centro de Controle Zoonoses.
Os locais de vacinação são os seguintes: Creche da Nova Caicó, UBS do Samanaú, Centro de Controle Zoonoses – Salviano Santos, UBS do Alto da Boa Vista, Conab – Boa Passagem, Conselho Comunitário da Boa Passagem, Escola Municipal Maria Bernadete – Recreio, UBS Bairro Vila do Príncipe, Pescaça – Centro, Petshop Mundo entre patas, Casa Agropecuária Recanto do Sertão, Praça do Entroncamento, Colégio Zuza Januário, UBS do Bairro Soledade, UBS Walfredo Gurgel, Escola Estadual Dom Adelino, Colégio Caic, UBS do Bairro João XXIII, UBS do João Paulo II, IV Ursap, UBS do Bairro Paraíba, Casa da Amizade – Penedo, UBS Nova Descoberta, UBS do Bairro Castelo Branco, Idiarn – Bairro Maynard.
Fonte: http://marcosdantas.com/

domingo, 28 de setembro de 2014

SEAPAC conclui curso de GRH com 300 famílias em Lagoa Nova

Nesse domingo (28) foi concluída a segunda etapa das capacitações do curso de Gestão de Recursos Hídricos (GRH) com os beneficiados de Lagoa Nova, que conquistaram as cisternas de primeira água, de beber e cozinhar, através do contrato 013/2014, com a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS).
Os agricultores, moradores das comunidades da Serra de Santana, contaram com a ajuda dos instrutores, divididos em cinco turmas, para discutir sobre os assuntos que envolvem o manejo e o armazenamento correto da água, o cuidado com a dengue e com doenças que podem ser transmitidas através da água também foi um dos temas debatidos. Toda temática abordada teve o objetivo de fortalecer a convivência com o semiárido e a permanência na terra, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida.
As dinâmicas aplicadas, como o uso de vídeos, a participação efetiva dos agricultores na construção de cartazes e a leitura de textos sobre as tecnologias, promoveram uma melhor captação dos assuntos por parte dos beneficiados, facilitando e orientando para o trabalho que será iniciado com a construção das cisternas de 16 mil litros.
A agricultora Maria de Fátima Guilherme, moradora do Assentamento José Milanês, disse que que o curso é muito importante para quem vai receber as implementações, pois os assuntos debatidos contribuem para o conhecimento e a forma adequada de cuidar da tecnologia. “Adorei o curso, aprendi muita coisa boa que vai me ajudar quando a cisterna for construída na minha casa. Os cuidados com a limpeza da cisterna melhoram a nossa saúde e garantem uma água saudável por muito tempo”, afirmou Maria de Fátima.
Foram 300 famílias capacitadas, desde quinta-feira (25), para o recebimento das tecnologias que garantem a convivência no semiárido de forma segura e prática. As escavações dos buracos, para construção das cisternas, serão iniciadas em outubro, para que os cisterneiros comecem os trabalhos com a montagem da placas, que formam a implementação.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O fim do verde e a extinção humana

É de um simbolismo muito triste, muito sinistro ver secar a nascente do rio São Francisco, ali no Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas (MG). O curso d'água até a primeira queda d'água, a Cachoeira Casca D'Anta, só não secou totalmente porque outros tributários ainda têm alguma água. O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) garante que se não chover até o fim de outubro um trecho de 40 quilômetros do rio, entre a Usina Hidrelétrica de Três Marias e o primeiro afluente, o Rio Abaeté, poderá secar. Garantem que é a primeira vez que isso acontece e espero ser a última. Aliás, espero mais. Espero que a nascente volte limpa e forte e que o pesadelo da falta de chuvas acabe logo e com ele a displicência das autoridades em relação aos problemas do abastecimento.
O Brasil, apesar de muito alardearem o aumento de nossa consciência ambiental, ainda está desleixadíssimo em relação ao tema. Colocamos em quinto plano a preservação das florestas, das bacias hidrográficas, dos mananciais, da poluição, do tratamento do lixo. O “deus consumo” quer abrir espaço para plantações, pastagens, shopping-centers e empreendimentos imobiliários de gosto duvidoso onde a classe média sinta-se segura rodeada de azulejos e guaritas.
Ontem mais uma má notícia. O Brasil, que possui a maior floresta tropical do mundo, se recusou a assinar a declaração da Cúpula do Clima em Nova York que prevê o fim do desmatamento mundial até 2030. Isso é duplamente preocupante. Já o seria se tivéssemos assinado porque do jeito que as coisas andam não existirão florestas a serem preservadas até 2030. Pior ainda é não assinar sequer esse compromisso sob o pretexto de que o documento fere a nossa legislação nacional e não foi sequer discutido.
Esse documento recebeu inúmeras críticas mas é ao menos um compromisso. Temos que estabelecer pra valer uma meta de controle da poluição. Temos que desmatar menos para sobrevivermos mais como espécie. Ou será que o melhor mesmo é torcermos por nossa extinção, já que sem nós o planeta estaria melhor como apregoa o sensacional livro de Alan Weisman. “O mundo sem nós”.

Por Ricardo Soares, diretor de TV, escritor, roteirista e jornalista. Foi cronista dos jornais “O Estado de S.Paulo”, “Diário do Grande ABC” e “Jornal da Tarde”.
Fonte: http://www.domtotal.com.br/noticias/

Famílias e governo avaliam execução dos compromissos firmados

O Movimento dos Atingidos pela construção da Barragem Oiticica, em Barra de Santana, no Município de Jucurutu-RN, realizará reunião, nesta sexta-feira, 26 de setembro, às 19 horas, na Capela da comunidade Barra de Santana, com o objetivo de fazer a avaliação do termo de compromisso assinado em 28 de julho deste ano, entre o Governo Federal, o Governo Estadual e os atingidos pela construção da Barragem. A reunião terá a presença dos agricultores familiares, produtores rurais, moradores de Barra de Santana, movimentos sindicais e representantes das igrejas e de segmentos sociais de Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu.
A avaliação será feita com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Luciano Cavalcante Xavier; do Procurador do Estado, Francisco Sales; de técnicos da KL Engenharia; do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) e da CODEPEME. Nessa avaliação, serão vistos os resultados e esclarecidas as dúvidas sobre alguns pontos. Entre eles, estão: pagamentos das indenizações aos agricultores; Situação do desmatamento e terraplenagem da nova Barra de Santana; Reassentamento rural para os sem-terra com a implantação de 03 agrovilas; Implantação do programa habitacional para famílias que não possuem casa própria; e Situação de execução da obra física da barragem.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SEAPAC realiza GRH com 150 famílias de Lagoa Nova


Conversa com agricultores cadastrados na primeira água
A convivência com o semiárido deve estar presente na vida dos agricultores que moram nos 11 estados, totalizando mais de 800 mil quilômetros, que apresentam o clima seco, com má distribuição de chuva e índice de evaporação alto. Para que essa convivência seja efetivada, é necessário que haja políticas públicas voltadas para melhoria de vida dessas famílias que vivem sob essas condições.

Pensando nisso, o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), deu início ao processo de capacitação das 300 famílias do município de Lagoa Nova que serão beneficiadas com as cisternas da primeira água, de beber e cozinhar.
Instrutora e beneficiados
Durante esta quinta-feira (25), 150 agricultores que foram cadastrados na semana passada, pela equipe do SEAPAC, participaram do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) no Povoado Manoel Domingos, onde estão recebendo instruções para o manejo e cuidado com a água das implementações. Essa primeira etapa de aprendizado será realizada até a tarde dessa sexta-feira (26), com a finalização dos debates entre instrutores e beneficiados e a entrega dos certificados de participação no curso.
No sábado (27) e domingo (28) outras 150 famílias também participarão do curso, e terão a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos com os instrutores e beneficiados, além de adquirir outros saberes para a manutenção das cisternas e armazenamento da água potável.
Para a representante da SETHAS, a técnica Ana Bezerra, o curso de GRH garante o aprendizado das famílias que serão beneficiadas com as cisternas da primeira água e isso é uma forma melhoria na qualidade de vida dos agricultores que convivem com o semiárido. “É uma experiência muito boa que adquirimos no GRH; é como uma segunda faculdade, onde todos se preparam para o manejo da água”, afirmou Ana.
O contrato 013/2014, que firma a parceria entre o Estado e a instituição, já está sendo executado em Bodó e Cerro Corá, com a conclusão das capacitações das famílias desses municípios e a realização das escavações dos buracos, para construção das tecnologias.

Negócios em torno da fruticultura devem movimentar R$ 20 milhões

Produtores de frutas de todas as regiões do Brasil e do exterior se reúnem em Mossoró (RN) para fazer negócios e alcançar novos mercados.


O Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor de frutas tropicais irrigadas do Brasil e o principal produtor e exportador de melão do país. O estado concentra quase 50% de todo melão produzido no Brasil, possuindo uma área com potencial irrigável de 40 mil de hectares, dos quais 90% encontram-se no Polo Assu-Mossoró. São mais de 8 mil hectares de plantios, que produzem cerca de 250 mil toneladas de melões. É nesse cenário que fruticultores de vários estados do Brasil e de países, como França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega, Estados Unidos e Rússia, reúnem-se para fazer negócios, durante a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit). O evento foi aberto na quarta-feira (24), no Expocenter, em Mossoró, e prossegue até o dia 26.
A feira é considerada o principal evento do setor no Brasil e a estimativa é que movimente R$ 20 milhões nos três dias da feira. Chegando a 17ª edição, o evento vai homenagear um país importador de frutas brasileiras. Este ano o país escolhido é os Estados Unidos, um mercado importador em crescimento e considerado essencial para os fruticultores. “Com o incremento da vinda dos norte-americanos para o evento, esperamos alcançar os R$ 20 milhões em negócios firmados”, estima o presidente do Comitê da Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), Luiz Roberto Barcelos.
Durante a feira, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove rodadas de negócios Internacional e Nacional, que ocorrem nos dias 24 e 25 de setembro, das 18h às 23h. As rodadas trazem uma novidade, as empresas ofertantes poderão expor os produtos em balcões, que serão visitados pelas empresas compradoras, permitindo a visualização do produto ainda no primeiro contato empresarial.
As rodadas têm o objetivo de proporcionar, através de reuniões de negócios previamente agendadas, um ambiente propício para a realização de negócios entre compradores e potenciais fornecedores internacionais e nacionais. A rodada engloba todo o setor da fruticultura que produza frutas em seus diferentes estados (orgânicas, frescas, secas e desidratadas) e produtos de valor agregado (sucos concentrados, purês e polpas). Até agora já confirmaram participação nas rodadas empresas brasileiras e dos seguintes países: França, Panamá, Estados Unidos, Itália, Costa Rica, Guatemala e Rússia.
Caravanas com aproximadamente 350 produtores rurais de vários estados do Nordeste e de municípios do Rio Grande do Norte estarão presentes na Expofruit 2014. Para aprimorar seus conhecimentos na parte teórica e prática, os grupos participarão de minicursos, palestras, seminários e clínicas tecnológicas que acontecerão durante a feira. Produtores do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e dos municípios potiguares: Alto do Rodrigues, Apodi, Baraúnas, Caicó, Cerro-corá, Cruzeta, Frutuoso Gomes, Ipanguassu, Jucurutu, Lagoa Nova, Macaíba, Mossoró Messias Targino, São José do Seridó, Serra do Mel, Severiano Melo, Tibau e Upanema já confirmaram a presença.
Programação científica
O evento também tem uma programação científica composta de minicursos e ciclo de palestras, que visam difundir o conhecimento e a discussão de temas relevantes para o setor frutícola. Os minicursos se iniciaram ontem e seguem até amanhã e estarão apresentando os seguintes temas: Produção de Uva Irrigada em Sistema de Agricultura Familiar, Produção do Abacaxizeiro, A Cultura do Maracujá: Informações Básicas para o Produtor, Uso e Manejo de Frutíferas Nativas de Potencial Econômico (umbu, cajá e mangaba), Certificado Fitossanitário de Origem e Curso de Exportação.
Já as palestras serão ministradas nos dias 24 e 25 de setembro e tratam dos seguintes temas: Atuação da Embrapa Mandioca e Fruticultura no Rio Grande do Norte, Central de Frutas: Um Caso de Sucesso (CFRUTAR); Programa Comércio Brasil – Sebrae-RN; Culturas da Pereira e da Macieira nas Áreas Irrigadas do Nordeste; Situação e Perspectivas do Uso de Mudas Clonais e de Porta Enxerto em Mamoeiro e Projeto de Polinizadores do Meloeiro; Citricultura em Base Ecológica; Pragas Quarentenárias de Importância Econômica para a Fruticultura do RN (Cucurbitáceas, Banana, Mamão) com ênfase em: “RN Livre de Moko da Bananeira”; Área Livre de Mosca das Frutas e a Proposta de Ampliação para o RN e Uso Adequado de Agrotóxico no Agronegócio e Boas Práticas.
Eventos paralelos
Além da programação científica, o evento conta também diversos eventos paralelos como o V Fórum Internacional da Fruticultura, o VII Encontro da Agricultura Familiar, Encontro da Equipe Técnica do Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Projeto PAIS), Encontro do Comitê Gestor de Cajucultura, Central de Negócios, Degustação de Frutas, Apresentação de Trabalhos Científicos, Clínicas Tecnológicas (unidades demonstrativas), entre outros.
Considerada o evento de fruticultura tropical irrigada mais importante do Brasil, a Expofruit conquistou a atenção de grandes investidores e exportadores, responsáveis por levar grande parte da produção frutícola para diversos locais do mundo. A Expofruit 2014 é realizada por meio de uma parceria entre o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Por Agência Sebrae
Fonte: http://portalnoar.com/

RN terá voo direto para Recife a partir de dezembro

A 42ª edição da Expo Internacional de Turismo – Abav 2014 já rendeu bons frutos ao Rio Grande do Norte. Já no primeiro dia de agenda na Abav, a direção comercial da companhia Gol Linhas Aéreas garantiu à secretária estadual de turismo, Gina Robinson, um voo direto Natal/Recife/Natal a partir de dezembro.
Outro benefício garantido ao Estado potiguar, também durante o primeiro dia de atividades na Abav, foi um voo charter durante a Semana Santa a partir do Uruguai. A secretária intermediou o acordo entre um operador uruguaio e o diretor comercial da Gol, Fabio Mader, garantindo esse incremento na malha aérea durante o período.
O RN também ganhou a promessa de conexão de Recife para Natal a partir de um voo da Condor vindo de Frankfurt, na Alemanha. Antes, quem desejava vir a Natal a partir de Frankfurt desembarcava em Recife e tinha a opção do transporte terrestre ou esperar o dia seguinte para vir de avião. Com o novo acordo, esse passageiro tem conexão imediata de Recife ao aeroporto Aluízio Alves.
A Alemanha também foi foco de outro acordo fechado durante a Abav. Uma press trip com jornalistas alemães oriundos dos estados da Remânia Palatina e de Baden Wurtemberg foi fechado com a TAP Linhas Aéreas. “Esse acordo foi possível graças à missão empreendida pela Fecomércio/RN semanas atrás. Sempre enxerguei potencial turístico na conexão Alemanha/Natal e essa é uma excelente oportunidade para fomentarmos esse fluxo”, destacou Gina Robinson.
Essas reuniões com as companhias aéreas e demais atividades da agenda foram acompanhadas pelas principais entidades do trade turístico do RN, a convite da secretária Gina Robinson.
Nesta quinta-feira (25), ainda dentro da programação da Abav, a secretária tomou café da manhã com o ministro do Turismo, Vinícius Lages e terá encontro com as companhias TAM, Avianca e Azul. A Abav é o mais importante evento do turismo nacional. O RN está presente à Feira com estande de 90m2 e vasto material de divulgação, brindes e mostras gastronômicas. A Abav teve abertura oficial nesta quarta e acontece até domingo, em São Paulo.

* Com informações da assessoria de comunicação da Setur RN.
Fonte: http://portalnoar.com/

Papa Francisco destitui bispo acusado de proteger padre suspeito de pedofilia

O papa Francisco destituiu hoje (25) um bispo paraguaio acusado de proteger um padre suspeito de pedofilia, considerando a demissão uma decisão “dolorosa” tomada por “sérias razões pastorais”.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, o Vaticano afirma que a demissão do bispo de Ciudad del Este, Rogelio Livieres Plano, acontece na sequência da visita de uma delegação da Santa Igreja ao Paraguai para investigar um caso que levou à troca de acusações públicas entre líderes do clero do país vizinho. O bispo Livieres foi publicamente atacado por colegas no Paraguai por promover e defender um padre argentino que tinha sido acusado de abuso sexual.
“Esta grave decisão da Santa Igreja foi tomada por sérias razões pastorais e motivada pelo bem maior da unidade da Igreja em Ciudad del Este e na comunidade episcopal do Paraguai”, diz o comunicado. O padre argentino Carlos Urrotigoity era o número dois de Livieres na diocese, apesar de ter sido acusado de molestar menores quando estava numa paróquia na Pensilvânia, nos Estados Unidos. A diocese norte-americana onde trabalhava considerou publicamente que ele era “uma ameaça séria para os jovens”.

Fonte: www.vatican.va

A revolução Franciscana: adeus à impunidade

Prisão de arcebispo deixará ainda mais raivosa a oposição ultraconservadora ao pontífice.

Por Marco Politi

Aconteceu o impensável. Com o aval do papa Francisco, a prisão vaticana recebeu entre os seus presos na tarde dessa terça-feira (23) o arcebispo pedófilo Jozef Wesolowski, ex-núncio em Santo Domingo. Em junho deste ano o religioso de origem polonesa, membro do serviço diplomático da Santa Igreja, foi reduzido ao estado laico nos termos de um processo de primeira instância e o Vaticano tornou público que o caso não fora concluído, devido à necessidade de, ainda, confrontar os aspectos penais.
Mas ninguém na Cúria esperava uma ação papal tão drástica e definitiva, se avaliada com as ações seculares de interrupção da prática do sacerdócio, amenizando ou criando soluções para se evitar o rigor absoluto da lei aos criminosos de batina. “Neste momento três bispos estão sob investigação. Um deles, condenado, já está tendo sua pena estudada. Não existem privilégios sobre este tema”, declarou Papa Francisco em maio deste ano aos jornalistas quando voltou da Terra Santa. “Na Argentina – acrescentou – falamos dos privilegiados: 'este é um filhinho de papai'. O que quero dizer é que sobre este assunto não existirão filhinhos de papai”. Garantiu que todos serão tratados com tolerância zero.
Na revolução de Bergoglio a reclusão de Wesolowski surge como um exemplo. Pouco depois da sua eleição, o papa tomou conhecimento das acusações envolvendo o embaixador do Vaticano e o abuso de menores de bairros pobres de Santo Domingo. O arcebispo local, cardeal Lopez Rodriguez, confirmou a veracidade dos fatos. Francisco solicitou a presença do núncio no Vaticano em agosto. Em menos de um ano se chegou à sentença canônica. No decorrer de poucos meses será aberto o processo penal. É “vontade expressa do Papa”, frisou ontem o porta-voz papal Padre Lombardi. A iniciativa judiciária, explicou, foi tomada “uma vez que um caso assim delicado e dessa gravidade deve ser avaliado imediatamente, com o rigor necessário e, também, assumido o compromisso de uma função de imensa responsabilidade por parte das instituições que dirigem a Santa Igreja”.
Para entender o choque provocado a partir da decisão soberana do papa Francisco basta pensar no modo suave com que o papa Ratzinger tratou o caso gravíssimo – ainda mais monstruoso em relação ao caso Wesolowski – do fundador da Congregação dos Legionários de Cristo. Como cardeal e prefeito do Santo Ofício, não teve coragem de se opor ao Papa João Paulo II, que reprimia qualquer investigação sobre Marcial Maciel, predador em série e abusador dos seus próprios filhos. Como Pontífice, Ratzinger forçou Maciel a se retirar da liderança dos Legionários de Cristo, o intimou a uma vida reservada de penitência, e não tomou a decisão de processá-lo criminalmente. Na verdade, favorecendo o culpado à custa das vítimas que esperavam por justiça há décadas. Apenas na sua morte Maciel foi marcado como merecia. Mas em última instância a “Instituição” saiu-se melhor sobre o direito das vítimas de ver Maciel levado a um tribunal.
A prisão de Wesolowski deixará ainda mais raivosa a oposição ultraconservadora ao pontífice argentino, acusado de ser “excessivamente profético” e demagogo. Os próximos meses e o próximo ano serão turbulentos. Wesolowski já foi privado de imunidade diplomática. Uma vez processado e condenado a uma pena reclusiva, surgirá o problema de onde ele irá ficar encarcerado. Além da inexistência de diretrizes específicas não está excluída a possibilidade de terminar em uma prisão na Polônia. Porque já não existe mais prisão no Vaticano.

Il Fatto Quotidiano, 24-09-2014.
Fonte: http://www.domtotal.com.br/noticias/

Igreja se prepara para Jornada Mundial dos Idosos

Mais de 40 mil idosos irão se encontrar com o papa Francisco no próximo domingo (28).

Cidade do Vaticano - Mais de 40 mil idosos preparam-se para se encontrar no próximo domingo (28) com o papa Francisco, do mesmo jeito que fizeram os jovens do mundo no Rio de Janeiro, em uma jornada de encontro, celebração e oração. O presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, concedeu uma entrevista ao site Vatican Insider sobre a origem e a preparação do evento. O prelado definiu a Jornada como "uma grande festa". "Será um dia de alegria", acrescentou.
"Muitas organizações haviam escrito perguntando: Por que existem só as Jornadas Mundiais da Juventude e não dos anciões? O encontro do dia 28 começará com uma hora de diálogo entre o Papa e este mundo dos anciões, alguns dos quais lhe formularão perguntas e ele responderá", relatou Dom Paglia. "Queremos que neste diálogo se redescubra, a partir das perguntas e das respostas do Papa, uma espécie de espiritualidade do ancião".
O evento terá a característica de ser também um encontro familiar, no qual as diferentes gerações participarão do testemunho de Fé de seus maiores. "Sobre o átrio da Basílica de São Pedro, os anciões que falarão estarão acompanhados por jovens e netos, justamente para demonstrar que não se lhes deve deixar sós", explicou.
O presidente do Pontifício Conselho relatou também que se dispôs "um momento no qual se recolherão os bons desejos dos netos aos seus avós de diversas partes do mundo". Para Dom Paglia, não é verdade que o futuro seja exclusivamente dos jovens, especialmente quando a povoação maior mostra um grande aumento. "Não é possível pensar nos anciões sem os jovens e vice-versa (...) o futuro da sociedade passa por fortalecer a aliança entre ambos".
Outro detalhe descrito pelo arcebispo é que se entregará aos anciões participantes uma cópia do Evangelho segundo São Marcos em letra grande, assinado pelo Santo Padre. Além disso, o papa convidará a concelebrar a Eucaristia a 100 sacerdotes idosos de todo o mundo e se preparará uma participação dos anciões que vivem preocupantes situações de guerra.
"O que está ocorrendo na Síria e no Iraque mostra os problemas das crianças mas também dos anciões, que perderam suas poupanças, suas casas, suas terras e em uma idade avançada ver-se obrigados a deixar tudo", lamentou Dom Paglia. "Esse também é o drama dos anciões".

Fonte: http://www.domtotal.com.br/noticias/

Horário eleitoral ‘gratuito’: R$ 839 milhões a emissoras

Valor repassado soma 4,4 bilhões de reais desde 2002. Receita Federal não divulga quando cada rádio ou televisão recebe

Emissoras de televisão e rádio deixarão de pagar 839 milhões de reais em impostos neste ano para exibir o horário eleitoral. Apesar de ser conhecido como “gratuito”, o tempo na televisão para candidatos e partidos já custou 4,4 bilhões de reais aos cofres públicos desde 2002, quando os dados começaram a ser publicados. A previsão deste ano consta no projeto de orçamento enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional.
Para bancar o horário eleitoral, o governo funciona como se fosse um anunciante das emissoras de rádio e tevê, apesar de elas funcionarem graças a concessões públicas. O Estado beneficia cada uma delas com 80% do valor que uma empresa qualquer pagaria para anunciar no mesmo horário, conforme consta na tabela de preços dos canais. Desta forma, durante os 45 dias do horário eleitoral, o governo banca dois blocos de cinquenta minutos diários e outras inserções de 30 segundos ao longo do dia.
Apesar do gasto ser público, é impossível saber quanto cada emissora irá receber. Ao longo desta ano, CartaCapital solicitou à Receita Federal os valores, discriminados por emissora e ano, mas o órgão negou a divulgação desta informação.
A Lei de Acesso à Informação prevê que informações de interesse público sejam divulgadas pelo governo. A Receita Federal recorreu ao Código Tributário Nacional para negar o pedido, alegando que não é permitido divulgar qualquer informação sobre “a situação econômica ou financeira” de empresas.
A Controladoria Geral da União, órgão responsável pelos pedidos de resposta da lei, aceitou o argumento da Receita. Leia o pedido na íntegra e saiba mais sobre como funciona o horário eleitoral gratuito.
Desde 2002, segundo dados da Receita, o valor tem aumentado. Neste ano, o gasto aumentou 39% em relação as últimas eleições nacionais. Em 2010, foram gastos 604,3 milhões.
A tabela abaixo mostra os gastos com a propaganda eleitoral e a partidária, exibida quando não há campanha eleitoral, conforme os relatórios da Receita Federal:
Ano
Valor da isenção
2002
R$ 121,5 mi
2003
R$ 174,1 mi
2004
R$ 238,6 mi
2005
R$ 283,5 mi
2006
R$ 494,6 mi
2007
R$ 150,7 mi
2008
R$ 420,4 mi
2009
R$ 201,1 mi
2010
R$ 604,3 mi
2011
R$ 207,2 mi
2012
R$ 436,3 mi
2013
R$ 239,7 mi
2014
R$ 839,5 mi
Total
R$ 4.411,5 mi
* Com informações da Agência Brasil
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/

CNI debate adaptação à mudança do clima com representantes do governo

Oficina promovida pela Confederação Nacional da Indústria reúne especialistas do setor produtivo e de ministérios em prol da formulação de plano nacional

Analistas da área ambiental do governo e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) se reuniram nesta quarta-feira (24), para debater estratégias de adaptação às mudanças climáticas. Representantes dos ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, além da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostraram o trabalho que cada parte vem desenvolvendo em prol da elaboração do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima.
Promovida pela CNI, a Oficina “Diálogo com o Setor Privado sobre Adaptação à Mudança do Clima no Brasil” termina nesta quinta-feira (25). O evento é realziado na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (
Ibram), em Brasília. O objetivo é buscar um denominador comum entre o setor produtivo e o governo em relação às ações de adaptação. A partir dos modelos apresentados  pela pesquisadora do INPE Chou Sin Chan, que mostraram as potenciais variações de temperatura, regime de chuvas e outras variáveis afetadas pelas mudanças do clima, os ministérios e a indústria debateram como embasar estudos e contribuições para o plano nacional.
A coordenadora da Rede Clima da Indústria Brasileira, Paula Bennati, afirmou que o diálogo é importante para que a indústria atinja o objetivo maior de entender o estágio em que se encontram os trabalhos do governo federal em relação a elaboração do plano e o contexto em que o setor industrial se encaixa. “A indústria se coloca de maneira transversal no debate, pois se insere em setores como o de recursos hídricos, biodiversidade, infraestrutura, energia e zona costeira, por exemplo”, destacou.
NOVOS ESTUDOS - O coordenador da Rede de Recursos Hídricos da CNI, Percy Soares, ressaltou, por sua vez, a importância do diálogo para a construção de um plano consistente de longo prazo. “Atendendo à demanda da Câmara Técnica de Adaptação da Indústria, a gente volta a essa oficina para qualificar nossa interação e preparar o que a indústria vai dizer sobre o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima”, frisou.
Soares acrescentou que, entre as demandas do governo para o setor industrial, estão a elaboração de estudos técnicos e identificação de marcos tecnológicos para preparar o setor produtivo frente aos desafios e oportunidades da adaptação. “Que a gente mantenha o diálogo produtivo e construtivo para qualificar a atuação do setor industrial nos desafios relativos à mudança do clima. O resultado do trabalho do governo é essencial para fundamentar o nosso”, disse. No encerramento do primeiro dia de oficina, Soares fez um balanço positivo. “O dia foi produtivo. Nos permitiu uma visão ampla do que está acontecendo no âmbito do governo e dar concretude a agenda da indústria na temática da adaptação.”
Nesta quinta-feira (25), a Câmara Técnica de Adaptação da Indústria, coordenada pela CNI, debaterá com a Consultoria ICF o detalhamento do estudo que vem sendo desenvolvido sobre o tema para o setor industrial. O objetivo da  indústria é colaborar com a Política Nacional sobre Mudança do Clima e com as negociações para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-20, marcada para dezembro, em Lima, no Peru.

Por Diego Abreu
Do Portal da Indústria
Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/